Psicomotricidade

Psicomotricidade na creche- Professora Lúcia Garcia

Psicomotricidade na Creche é um projeto dirigido às crianças dos 4 meses aos 3 anos com o objetivo de promover o seu desenvolvimento, contribuindo desta forma para o seu crescimento global e harmonioso. As aulas decorrem uma vez por semana, com a duração de 30 minutos.

A estimulação ao nível do desenvolvimento psicomotor é muito importante durante a 1.ª infância, é através dela que a criança toma maior consciência do seu corpo e das suas potencialidades, o que terá também impacto na relação que vai estabelecer com os outros e com o meio envolvente. Nesta fase, é essencial que a criança corra, salte, ande, role, grite, suba, desça, só assim conseguirá exteriorizar as suas angústias, tornando-se mais feliz, mais comunicativa, promovendo a sua auto-estima.

Durante as sessões é criado um ambiente tranquilo, lúdico e estimulante, onde as crianças são levadas a explorar o que os rodeia, experimentando através dos seus sentidos. Tomando, progressivamente, maior consciência das capacidades física do seu corpo. O ambiente de brincadeira e os equipamentos utilizados durante as sessões pretendem ainda levar as crianças a tomar maior noção da causa-efeito, promovendo o desenvolvimento muscular, a capacidade de equilíbrio, coordenação e interação com os outros.