Complexo Social da Abóboda

complexo

O futuro equipamento do Centro Social da Paróquia de Nª Sª da Conceição de Abóboda, localizado na Abóboda, proporcionará aos jovens, famílias e idosos as seguintes respostas: 

Centro de Dia terá como objetivo a promoção do envelhecimento ativo e o aumento da qualidade de vida do idoso, evitando o seu isolamento, colocando-o em contacto com o exterior, integrando-o activamente na sociedade e assegurando lhe a satisfação das suas necessidades.

 Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) contribuirá para uma resposta mais alargada e adequada às situações de maior vulnerabilidade física e psíquica da população dependente, possibilitando, a um mínimo de 70 Clientes, a prestação de cuidados a nível do tratamento de roupa, higiene pessoal, higiene habitacional, confecção e distribuição de refeições, cedência de ajudas técnicas, entre outros serviços.

Centro de Juventude propõe a organização de oficinas pedagógicas, em diversas áreas, contribuindo assim para a definição de projetos de vida. Procurar-se-á que os jovens cresçam cultural e espiritualmente em são convívio. Este espaço, mais destinado a atividades culturais, cumprirá dois objetivos, um de guarda e recolha das tradições, e outro de maior integração social e de desenvolvimento dos valores pessoais.

Igreja representará um espaço de culto religioso, onde ficarão dignamente situados o Altar, o lugar da Palavra e da Reserva Eucarística, bem como o Batistério. O grande espaço será o lugar da Assembleia Cristã, uma nave ampla, airosa mas discreta. Estes serão privilegiadamente os espaços da proclamação da Palavra de Deus e da confecção dos Sacramentos - como os Batismos, Casamentos e Festas.

 

O Complexo é uma realidade acarinhada pelos homens e querida por Deus, concluir esta obra é um mandato para quantos têm o sentido da solidariedade e querem ver esta comunidade com um novo sentido e um novo rumo.