Cantinas Sociais

Cantinas Sociais (Parceria com o Instituto de Segurança Social):


O CESPA integra o Programa de Emergência Alimentar, integrado na rede solidária das Cantinas Sociais, desde 2012, com o objetivo de garantir às pessoas e/ou famílias em maior situação de vulnerabilidade social, o acesso a refeições diárias, gratuitas. A Instituição procura, desta forma, contribuir para colmatar as necessidades alimentares dos indivíduos e suas famílias, em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições. 

A nossa Instituição tem atualmente protocolo para 30 refeições diárias. Sendo que, neste momento, distribui 31 refeições, apoiando assim 12 famílias. As refeições são gratuitas e consumidas no domicílio das famílias.

Podem ser beneficiários deste projeto, as famílias/indivíduos que residam na comunidade envolvente, principalmente na Freguesia de São Domingos de Rana ou no Concelho de Cascais. Serão priorizadas as seguintes situações: 

  1. Situações recentes de desemprego múltiplo e com despesas fixas com filhos;
  2. Famílias/indivíduos com baixos salários e encargos habitacionais fixos;
  3. Famílias/indivíduos com doença crónica, baixos salários e encargos habitacionais fixos;
  4. Famílias/indivíduos com reformas/pensões ou outro tipo de subsídios sociais baixos;
  5. Famílias Monoparentais com salários reduzidos, encargos habitacionais fixos e despesas com filhos;
  6. Situações de emergência temporária, tais como incêndio, despejo, doença entre outras.

Em caso de haver um número elevado de famílias inscritas, será dada prioridade aos casos mais graves. Em todos os casos compete à Instituição, principalmente à Assistente Social, aferir da condição socioeconómica das famílias/indivíduos, de forma a verificar a situação de carência e o cumprimento dos critérios de priorização.

Para se inscrever, basta dirigir-se à Instituição ou contactar-nos para marcar um atendimento com a Assistente Social.