Atendimento Sociocomunitário

A intervenção do gabinete de serviço social desenvolve a sua acção através da realização de atendimentos sociais aos indivíduos e famílias residentes na freguesia de São Domingos de Rana, ao encaminhamento e acompanhamento dos mesmos, na procura de estratégias que contribuam para a resolução dos seus problemas. São articuladas as respostas sociais e os recursos locais com outras entidades parceiras, de forma a facilitar e disponibilizar o seu acesso às famílias, para que consigam autonomamente procurar a resposta mais adequada às suas necessidades.

O gabinete de serviço social tem como principais objetivos, integrar e promover a inclusão social das famílias, a prevenção e reparação de situações de carência e desigualdade socioeconómica.

Deste modo, procuramos INFORMAR, ACOMPANHAR E ENCAMINHAR os indivíduos e as famílias para as mais variadas áreas de intervenção, como a saúde, habitação, emprego, educação, adequadas a cada situação, APOIANDO assim todas as pessoas na construção do seu projeto de vida. Neste sentido, prestamos vários tipo de apoio, como os seguintes:

- Preenchimento e esclarecimento nos vários pedidos de subsídios e apoios da Segurança Social;

- Encaminhamento para apoio jurídico;

- Apoio na gestão habitacional e aquisição de mobiliário e eletrodomésticos em segunda mão;

- Encaminhamento para projetos de doação de géneros alimentares;

- Apoio em processos de regulação das responsabilidades parentais;

 

Os atendimentos em Talaíde, são realizados às terças e quintas-feiras das 9:30h às 12:30h, através de marcação prévia com a técnica.